HORA DOS CLICKS!


Resolvi preparar um post com algumas dicas básicas para quem A-M-A fotografia, mais não intende muito sobre o assunto. São cenceitos básicos mais que mudam bastante a qualidade das suas fotinhos !
Pois Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão.


- Enquadramento
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo
- O Cenário
Vale TUDO! Use a abuse da sua criatividade, existe uma infinidade de lugares a sua volta que podem render boas fotos. Olhe a sua volta, um murro, uma poltrona, uma janela, e vários outros locais podem servir como ótimo cenário, ou até mesma a famosa parede branca. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano
- Flash
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. E as famosas FOTOS NO ESPELHO. Por favor, jamais use o flash ok?


- Retrato
uando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio
- Look e o Make
Na fotografia TUDO VALE, sabe aqueles looks que você talvez nunca usaria nas ruas? É hora de coloca-los sobre os flash, use e abuse das cores, estampas, modelos, panos. Não tenha medo de arriscar.
Na hora de preparar o make, pode abusar , Sombras coloridas, e makes diferentes, olhão bem em destaque. Batons e tudo que você tem direito!
- Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

Toque final: Edição
Para finalizar suas fotos, e deixar tudo com um ar mais profissional, use um editor de imagens. Existe uma infinidade de programas para suas fotos. Nem todas as pessoas sabem usar o famoso Photoshop ( eu por exemplo ) , para isso existe outros programas com ferramentas parecidas e mais simples de mexer, eu indico o Photofiltre Studio , ou se for só para mexer na iluminação Photoscap ou Picasa. CUIDADO com os exageros, o programa é apenas para mexer na iluminação, clarear, escurecer, arrumar algumas imperfeições. ELE NÃO FAZ MILAGRE. Se você exagerar, a foto perde totalmente a naturalidade.


( Proximos posts , vamos aumentando o nivel sobre as tecnicas de fotografia! )

Nenhum comentário: